Sites Grátis no Comunidades.net Criar uma Loja Virtual Grátis

 Meio Ambiente



Total de visitas: 43290
Policia Ambiental

O Batalhão de Polícia Ambiental (Força Verde) é uma Organização Policial Militar (OPM) da Polícia Militar do Paraná (PMPR), especializada no policiamento ambiental. Ele está subordinado ao Comando de Policiamento do Interior (CPI); o qual é responsável pelo gerenciamento do policiamento no Interior do Estado do Paraná.

Seus objetivos e algumas de sua ações:

MAIS DO QUE ATENÇÃO, A NATUREZA PRECISA DE PROTEÇÃO Ocupando 47,3% de todo o território da América do Sul, a República Federativa do Brasil possui mais de 8,5 milhões de km2 de área. O Brasil tem a mais diversificada estrutura de ecossistemas: Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga, Zona Costeira e Pantanal, além de ser o maior país tropical do mundo.
A fauna e a flora brasileiras são extremamente ricas, nelas está contido o maior número de plantas floríferas, peixes de água doce, anfíbios e primatas. Nosso país ainda é líder em número de espécies de insetos e diversidade de vertebrados e ocupa o segundo lugar em número de espécies endêmicas, palmeiras e répteis.
Infelizmente, apesar dos esforços e trabalhos internos e externos, somente 3% da área brasileira é protegida por lei.


PROTEÇÃO EFICAZ - PARCERIAS QUE FORTALECEM

Dos 27 estados brasileiros, 26 dos possuem unidades da Polícia Militar Ambiental, somando um efetivo de quase 10.000 homens, que garantem a segurança da biodiversidade da nação. 
Sempre conscientes das responsabilidades que possuem, as Polícias Militares Ambientais atuam na preservação e conservação ecológica através de ações de fiscalização e controle nas áreas de mineração, poluição, queimadas, caça e pesca ilegais. Operam também programas na área de educação ambiental.
A maior parte das riquezas naturais brasileiras está em áreas privadas, portanto, os esforços de fiscalização são mais focados nesses locais onde, geralmente, existem poucas unidades de conservação.
Procurando o melhor resultado possível em suas ações, as Polícias Militares Ambientais trabalham de forma integrada com o IBAMA, Secretarias Estaduais de Meio Ambiente, Universidades, ONGs e outras instituições. Através dessas parcerias é que se torna possível obter uma ação eficaz de fiscalização e preservação.


EFICIÊNCIA SOMA RESULTADOS

Nos últimos dez anos, a ação eficiente das Polícias Militares no diversos ecossistemas do país contribuiu para a conservação mostrando os seguintes resultados:
- Redução do contrabando e comércio ilegal de animais silvestres;
- Maior controle de desmatamento da Mata Atlântica;
- Controle total da caça ilegal de jacaré no Pantanal;
- Elaboração e implantação de programas para capacitação interna;
- Implantação e execução de diversos programas de educação ambiental;
- Controle das ações ilegais de extração mineral;
- Apoio a diversos programas de pesquisas científicas.